A atriz Tônia Carrero morreu na noite desse sábado (3) aos 95 anos no Rio de Janeiro. Ela estava internada para a realização de um procedimento cirúrgico simples, mas não resistiu a uma parada cardíaca.

Nascida em 23 de agosto de 1922 no Rio de Janeiro, Maria Antonieta de Farias Portocarrero era graduada em Educação Física, mas fez carreira no mundo artístico e se consagrou no teatro, cinema e televisão.

Créditos: Divulgação/Globo

Tônia Carrero como Madame Berthe Legrand em Senhora do Destino (2004), seu último papel

Sua estreia no palco foi com a peça "Um Deus Dormiu Lá em Casa", no TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), em São Paulo, ao lado do ator Paulo Autran, com quem mais tarde dirigiram uma companhia de teatro.

Na TV, ficou conhecida na década de 1980 no papel da personagem Stella Fraga Simpson, da telenovela "Água Viva", do autor Gilberto Braga. No cinema, fez diversos filmes, como "Tico-Tico no Fubá" e "É Proibido Beijar". Ao todo, foram 54 peças, 19 filmes e 15 novelas.

Seu último trabalho na televisão foi na telenovela "Senhora do Destino", em 2004.

Filho

Em 1940, Tônia Carrero casou-se com o artista plástico Carlos Arthur Thiré, pai de seu único filho, o ator e diretor Cecil Thiré.