Há 38 anos, no dia 1º de julho de 1979, a Sony revolucionou a maneira de ouvir música com o lançamento do Walkman, projeto de som estéreo portátil que possibilitava ao consumidor levar as suas músicas preferidas para qualquer lugar.

O Walkman criou um mercado totalmente novo para sistemas estéreo portáteis, e tornou-se um produto de sucesso em todo o mundo. Em junho de 1989, 10 anos após o lançamento do primeiro modelo, o número total de unidades Walkman fabricadas ultrapassou os 50 milhões.

Créditos: Divulgação

O Walkman criou um mercado totalmente novo para sistemas estéreo portáteis

Em 1979, a equipe de desenvolvimento de produto da Sony foi desafiada a lançar o Walkman antes das férias de verão daquele mesmo ano porque acreditava-se que todo jovem ia querer ouvir música a qualquer hora, em qualquer lugar.

O aparelho foi apresentado à imprensa japonesa no dia 1º de julho de 1979, antecedendo as férias de verão.

Desde o início de sua criação, o plano tinha sido vender o Walkman em todo o mundo. Foi decidido lançar o produto no exterior seis meses após a sua estreia japonesa. No entanto, houve dúvidas sobre o nome e entre as sugestões estavam "Soundabout" nos Estados Unidos, "Stowaway" no Reino Unido e "Freestyle" na Suécia.

Felizmente, o nome Walkman resistiu tornando-se praticamente sinônimo de produtos de "estéreo para fone de ouvido" e até apareceu em dicionários respeitados pelo mundo afora.

Em 1981, Walkman foi listado em Le Petit Larousse, um conhecido dicionário francês, e, em 1986, o nome foi incluído no Oxford English Dictionary.