Em 16 de julho de 1969, Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins saíram da Terra embarcados na Apollo 11 em rumo de um dos feitos astronômicos mais importantes da nossa história: andar na Lua.

A Apollo 11 foi lançada do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, na ponta do foguete Saturno V. Quatro dias depois, o módulo lunar pousou próximo ao Mar da Tranquilidade, na superfície da lua.

Créditos: Buzz Aldrin/Nasa

A sombra de Neil Armstrong durante caminhada na lua em 1969

O feito, realizado pelo astronauta americano Neil Armstrong seguido do seu colega de missão Buzz Aldrin, no dia 20 de julho daquele ano, ficou marcado na história.

O veículo lunar tinha três partes: o módulo de comando, a única parte que voltou à Terra; o módulo de serviço, que continha propulsor, sistema elétrico, oxigênio e água; e o módulo lunar, utilizado para pousar na lua.

Apesar de ser tripulada por três astronautas, a missão foi dividida de forma que Michael Collins permanecesse no módulo de comando, na órbita lunar, enquanto Buzz Aldrin e Neil Armstrong pousassem na lua com o módulo lunar.

A Apollo 11 foi uma das sete missões --de um total de 17 do programa Apollo-- que conseguiu levar o homem à lua. Após a Apollo 11, o programa fez outros cinco bem-sucedidos desembarques na lua entre 1969 e 1972. Ao total, 12 homens pisaram na superfície lunar, todos americanos.