O work exchange, também conhecido como intercâmbio de trabalho, é uma modalidade de turismo em que a pessoa troca algum tipo de serviço por hospedagem, uma ótima alternativa para quem quer viajar e conhecer uma nova cultura economizando.

Existem atualmente diversas plataformas onde é possível fazer este tipo de intercâmbio. De fazendas orgânicas a hostels e até mesmo barcos. Entre as mais conhecidas estão a brasileira Worldpackers, HelpxWorkaway e a WWOOF.

Créditos: Rawpixel/iStock

No work exchange, a pessoa troca algum tipo de serviço ou habilidades por hospedagem

No caso da Worldpackers, a plataforma liga seus mais de um milhão de viajantes cadastrados a cerca de quatro mil anfitriões, que vão de hostels, hotéis, pousadas, ONGs e até casas de famílias em mais de 170 países. Nestes lugares é possível trocar acomodações por demandas no local, como produção de conteúdo de marketing, cuidados com crianças, serviços de voluntariado, cuidados com animais, recepção de hóspedes, cozinha, organização de festas e eventos, ensino de idiomas, entre várias outras habilidades.

Confira os motivos para viver uma experiência work exchange:

- Aprender e aperfeiçoar um idioma

Existem diversas formas de aprender outras línguas, mas nada se compara com a prática no dia a dia. A necessidade vai te obrigar a se comunicar em inglês, espanhol, ou qualquer outro idioma e em pouco tempo você percebe a evolução.

Segundo dados da Worldpackers, 49% das pessoas que buscam intercâmbio têm como principal motivador aprender ou adquirir fluência na língua inglesa..

- Economia

Você pode viajar por muito mais tempo se realizar o work exchange, já que você economiza com acomodação, que é uma das maiores despesas de quem viaja. Além disso, a maioria dos anfitriões oferecem mais benefícios, como lavanderia gratuita, refeições, passeios na faixa, drinks com desconto e por aí vai.

- Aprender novas habilidades

Sempre importante aprender coisas novas, além de deixar o cérebro mais ativo e jovem, é uma ótima forma de descobrir novos hobbies e quem sabe outros talentos.

- Fazer a diferença no mundo (nem que se seja um pouco)

Em diversos casos, quando a pessoa opta por uma experiência de work exchange, ela pode atuar em ONGs que apoiam diversas causas e, com isso, realmente influenciar e mudar a vida de pessoas.

- Sair da sua bolha

Em uma época de fake news e polarização social, arrumar uma maneira de sair da sua bolha é a melhor forma de ter uma perspectiva diferente do mundo. Viajar e colaborar com causas são ótimas ferramentas para isso. Esse tipo de viagem tira todos da zona de conforto e desenvolve o relacionamento com pessoas bem diferentes, o que só tem a agregar na vida de todos os envolvidos.